domingo, 26 de novembro de 2017

10 DICAS PARA ESTUDAR SOZINHO PARA CONCURSOS


   Estudar em casa pode ser uma opção interessante pra quem tem foco e disciplina e sabe aproveitar bem seu tempo disponível. Deixo aqui 10 dicas pra você que está iniciando esta jornada sozinho na busca de uma vaga em um concurso público!


1-      Tenha Disciplina


Estudar sozinho exige muita disciplina e autocontrole. Estipule um horário de estudo fixo que você poderá cumprir fielmente e sem distrações. Torne o estudo um hábito em sua rotina diária e respeite seus limites.

2-      Faça um cronograma de estudo

Um bom cronograma de estudos é fundamental para direcionar seus estudos. Adotar regras, como estudar duas disciplinas diariamente, é uma forma de não expor o corpo e a mente à exaustão. Dependendo do concurso pretendido, algumas matérias podem ser mais importantes que outras, e isso deve ser considerado na hora de fazer seu cronograma.  Estipule quantos assuntos de cada disciplina irá estudar durante os blocos de estudo, isso estimula a motivação e ajuda na organização. Não esqueça de deixar um espaço no cronograma para as revisões e a prática de exercícios.

3-      Estude com antecedência 

Um erro que deve ser evitado é deixar pra estudar só depois que o edital é publicado, pois o tempo fica mais curto, e alguma matéria acaba ficando incompleta, o que acaba colocando os concorrentes mais preparados em vantagem. Leia alguns editais de provas anteriores e já adiante seus estudos antes do edital definitivo ser divulgado.


4-      Escolha com cuidado o Material de estudo

Pesquisar bem o material antes de iniciar os estudos. Avalie se o que vai estudar é realmente importante e se condiz com o mesmo grau de dificuldade das provas de concursos anteriores. Verifique se o material está atualizado, principalmente as áreas relacionadas ao direito, pois estão em constante mudança. Leia os editais anteriores e verifique o conteúdo cobrado pela Banca Examinadora e selecione o material com base nos últimos editais

5-      Resolva muitas questões e faça simulados

Depois de estudadas as teorias, é importante que você faça questões relacionadas ao que acabou de estudar, isso vai te ajudar a fixar o conteúdo. Alguns sites possuem muitos exercícios desse gênero, como o caso do Rota dos Concursos e Questões de Concursos

Outra dica é simular a prova. Tente resolver a mesma quantidade de questões do seu concurso no tempo estipulado pelo edital. Quanto mais questões resolver, maior será a sua velocidade de resolução.

6-      Mantenha o foco

Não deixe que assuntos de casa e do trabalho o atrapalhem. Se não conseguir sossego em casa, vá para uma biblioteca ou para qualquer lugar mais tranquilo, que não te tire o foco. Internet somente após os estudos, desligue o celular e se desconecte das redes sociais. Quanto menos distrações estiverem presentes no ambiente, melhor. Quando você perceber que seus pensamentos estão errantes e dispersos, diga a si mesmo “Meu lugar é aqui agora” e leve sua atenção de volta para onde
você a quer que ela esteja. Com o tempo os pensamentos errantes serão cada vez menos frequentes.

7-      Maximize seu nível de energia

Quando o seu nível de energia é o mais alto? Quando são seus tempos de baixa energia? Estude quando estiver com sua carga energética mais elevada. Seu pensamento é mais nítido no início da manhã ou é mais tarde, à noite? Escolha as matérias difíceis para quando seu curso de pensamentos estiver mais limpo e sua carga de energia mais alta. As mais fáceis quando estiver com a energia um pouco mais baixa. Isso pode ajudar a aumentar a concentração durante os estudos.

8-      Tire um tempo para o Descanso

Sempre que possível, inclua horários de descanso durante os estudos, pois depois de um certo tempo, diminuímos a nossa capacidade de concentração. Estudos realizados há algumas décadas revelaram que o tempo de concentração e atenção nos estudos duravam em torno de 50 minutos (por isso das aulas na escola durarem esse  tempo). Atualmente, pesquisas mais recentes indicam que esse tempo caiu para 10 a 20 minutos. Entretanto, o tempo de concentração pode variar, dependendo do interesse  pela matéria, sua motivação interna para estudar esse assunto e seus conhecimentos prévios na área. Tudo isso tem uma relação com o tempo que se pode prestar a atenção. Há pessoas que ficam atentas durante 40 minutos porque estão altamente motivadas. Mas há outras que não têm tanto interesse, e perde a atenção em seguida. Então, reserve intervalos de descanso conforme a sua necessidade. Quando se sentir cansado, pare por alguns minutos, movimente-se um pouco, tome uma água, dê uma olhada na paisagem e retorne com força total.

O ideal é que você faça pausas constantes para que seu cérebro fixe melhor a informação, formando mais conexões neurais, ajudando a memorizar o que você está estudando. Mas cuidado! Ao fazer as pausas entre os estudos evite acessar internet e assistir TV, pois são poderosas distrações e vai fazer você passar mais tempo em pausa do que o normal.

9-      Mantenha sempre um pensamento positivo

Nunca pense que está em desvantagem por estudar sozinho, lembre-se que o seu sucesso é construído somente por você. Faça a sua parte, estude pra valer e se bater um desânimo, eu tenho uma dica excelente: pegue um contracheque do seu cargo pretendido, imprima e cole em um lugar que você visualizará todos os dias. Mentalize você já exercendo aquela profissão.

E pra fechar a última dica e a mais importante:

10-   Estabeleça Prioridade

Para alcançar o sucesso se faz necessário ter a atividade de estudo como prioritária. Tenha em mente que é preciso sacrificar algumas áreas da vida como lazer, festas com amigos e distrações para alcançar seus objetivos. Depois de concursado você terá a oportunidade de aproveitar a vida com mais tranquilidade junto da sua família e de seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário