terça-feira, 15 de novembro de 2016

QUESTÕES COMENTADAS DE SERVIÇO SOCIAL: Política Social


Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: TJ-ES Prova: Analista Judiciário - Serviço Social

Com relação a políticas de seguridade social e à sua concepção, julgue os itens subsequentes.

O crescimento das demandas decorrentes do acirramento do desemprego, das desigualdades e do pauperismo provocou a predominância das políticas de assistência social, que alguns autores têm denominado de assistencialização da seguridade social.

Certo                                          

Errado

Analisando a questão:
No Brasil, o processo de desconstrução da seguridade social, a reboque do que se denominou contrarreforma do Estado (BEHRING, 2003) é uma tônica que traz dificuldades sensíveis ao processo de consolidação de reformas de caráter democrático. Na verdade, a alameda aberta pela ofensiva neoliberal vem dando passagem a um conjunto de alterações que tende a ferir de morte as conquistas feitas no processo de redemocratização da sociedade brasileira.
Assim, apesar da aprovação, desde o início da década de 90, de normativas e legislações que deram suporte às políticas sociais, é inegável a existência de um processo de refluxo e focalização das políticas sociais. Tal processo, profundamente intrincado à orientação da política econômica em curso nos países capitalistas, vem sendo denominado por um conjunto de autores brasileiros como assistencialização das políticas sociais e, ou, da seguridade social.






Fonte: SILVA, M. N. da. ASSISTENCIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS? BREVES NOTAS SOBRE O DEBATE CONTEMPORÂNEO. Temporalis, Brasilia (DF), ano 10, n.20, p.77-112, jul./dez. 2010.
Gabarito: Certo.

2 comentários:

  1. muito bom! você é uma benção em minha vida! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thaynara! Fico feliz de estar contribuindo de alguma forma. Bons estudos e sucesso!

      Excluir