quinta-feira, 6 de abril de 2017

QUESTÕES COMENTADAS DE SERVIÇO SOCIAL: ÉTICA




VAMOS RESOLVER MAIS UMA QUESTÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA?


Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP

Ética e política, conforme expressa Barroco (2010), embora de naturezas diferenciadas, realizam-se nas condições reais da sociedade de classes, em seus limites concretos, por meio de ações políticas dirigidas à luta social, que podem se configurar tanto na direção de uma oposição e crítica à ordem burguesa, objetivando sua transformação e superação, como em ações que, de diferentes formas, visem apenas à sua manutenção.

Dentre os princípios fundamentais estabelecidos no Código de Ética do assistente social, destaca(m)-se

a) defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

b) prévio registro nos Conselhos Regionais como condição para o exercício da profissão.

c) livre exercício das atividades inerentes à profissão.

d) garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados nesse Código.

e) participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais.


Gabarito: A

A assertiva traz uma mistura entre direitos, deveres e princípios para confundir o candidato, menos você é claro, que já está ligado(a) nos princípios fundamentais!!

·         defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida. PRINCÍPIO

·         prévio registro nos Conselhos Regionais como condição para o exercício da profissão. REQUISITO PARA EXERCER A PROFISSÃO

·         livre exercício das atividades inerentes à profissão. DIREITOS

·         garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados nesse Código. DIREITOS

·         participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais. DIREITOS

Código de Ética do/a Assistente Social, aprovado em 13 de Março de 1993.  Com as alterações introduzidas pelas Resoluções CFESS nº290/94, 293/94, 333/96 e 594/11. Disponível em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário