sábado, 4 de março de 2017

QUESTÕES COMENTADAS DE SERVIÇO SOCIAL: Planejamento Social


Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Serviço Social

Acerca de planejamento estratégico, planos, programas e projetos, julgue os itens subsequentes.

O planejamento estratégico ganha espaço como forma contemporânea de planificação.

Certo

Errado



Analisando a questão:

Segundo Teixira (2009) “o planejamento estratégico vem sendo entendido como a forma contemporânea da planificação. Os estudos permitiram que a temática do planejamento pudesse ressurgir com renovada importância no contexto sociopolítico e institucional, nos níveis local, estadual, nacional e mundial, quer no âmbito da Administração Pública, quer no do setor privado. Certamente que o desencanto com o planejamento tradicional, também chamado “normativo” por Matus (1985, p. 3), vem orientando a busca de alternativas teóricas e metodológicas ao planejamento. Todos querem superar o velho enfoque de técnicas ou métodos, que, por si só, não permitia refletir e encaminhar ações no campo da estratégia política de gestão. (...) Há, em toda a parte, um clima propício à criação de instrumentos e ferramentas que possibilitem a construção do novo, com vistas em mecanismos agilizadores que concretizem os sonhos, transformando-os em projetos. Este clima possibilitou, no início do milênio, a rápida disseminação das idéias do planejamento estratégico.”


Gabarito: Certo

VEJA O CONCEITO DE PLANIFICAÇÃO:


A planificação, no processo de planejamento, é realizada no momento em que, após a tomada de um conjunto de decisões, definidas em face de uma realidade determinada, inicia-se o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos. Essas decisões são explicitadas, sistematizadas, interpretadas e detalhadas em documentos que representam graus decrescentes de níveis de decisão: planos, programas e projetos.

Myrian Veras Baptista


Fonte:
BAPTISTA, Myriam Veras. Planejamento social: Intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras, 2007.

TEIXEIRA, Joaquina Barata. Formulação, administração e execução de políticas públicas. In: Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.


VEJAM OUTRA QUESTÃO DE MESMO ASSUNTO:
  1. Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: UNIPAMPA Prova: Assistente social
Acerca do processo de planejamento e de intervenção na área social, julgue o próximo item.

O planejamento normativo é entendido como a forma contemporânea de planificação, visto que nele é adotada a categoria estratégia como procedimento de mobilização e de negociação.
Certo        
Errado

Analisando a questão:

Agora ficou fácil né!! CESPE também repete questões!! Uffa!

A justificativa se encontra no texto da questão anterior:
O planejamento estratégico vem sendo entendido como a forma contemporânea da planificação. (...) o planejamento tradicional, também chamado “normativo” por Matus (1985, p. 3), vem orientando a busca de alternativas teóricas e metodológicas ao planejamento. (TEIXEIRA; 2009)

Gabarito: Errado
BONS ESTUDOS! ♡❤❤💗

4 comentários: