terça-feira, 18 de outubro de 2016

QUESTÕES COMENTADAS DE SERVIÇO SOCIAL: Fundamentos

Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Assistente social

Julgue o item a seguir, acerca dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social e de sua institucionalização no Brasil.

A questão social fundamenta a existência do serviço social brasileiro como uma especialização do trabalho coletivo, no contexto de afirmação da hegemonia do capital industrial e de apreensão dos processos sob o ângulo das classes sociais.

Certo

Errado

Analisando a questão:
O serviço social emerge como uma especialização do trabalho coletivo que, tradicionalmente se conecta com as forças oriundas da classe trabalhadora na defesa da manutenção dos direitos sociais, trabalhistas, civis e lutam ainda, para sua ampliação.
O processo de industrialização fez com que houvesse a constituição e expansão do proletariado e da burguesia industrial, ocorrendo modificações verificadas na composição dos grupos e frações de classes que compartilham o poder de Estado em conjunturas históricas determinadas. É nesse contexto em que se afirma a hegemonia do capital industrial e financeiro, que emerge sob novas formas, a chamada “questão social”, a qual se torna a base de justificação desse tipo de profissional especializado.
Como uma especialização do trabalho coletivo, o assistente social se inscreve na cena contemporânea da (re)produção da vida social e inclusive do próprio capital pela sua própria essência enquanto trabalhador.
Gabarito: Certo.

Fonte: IAMAMOTO, M. Serviço Social em tempo de capital fetiche. Capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário